sexta-feira, março 29, 2024
HomeInternacionalDorian pode atingir a Flórida com categoria 3, indicam novas previsões

Dorian pode atingir a Flórida com categoria 3, indicam novas previsões

A tempestade tropical Dorian atingiu ventos de 75mph e já é cponsiderado furacão, categoria 1. As informações são do The Weather Channel.

As recentes previsões divulgadas pelo NHC (National Hurricane Center) na tarde desta quarta-feira, 28, indicam que a tempestade tropical Dorian deve ganhar mais força e pode chegar na Flórida com categoria 3. Pela manhã, o NHC previa que a tempestade atingiria a parte leste central da Flórida como furacão de categoria 2.

A expectativa é que Dorian ainda passe na Flórida entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, 2 de setembro. O olho do furacão pode atingir o estado entre Melbourne e Jacksonville.

Dorian atravessa o Caribe e se aproxima da ilha de Porto Rico nesta tarde de quarta-feira, 28, ainda como tempestade tropical mas com ventos 70 mph, podendo atingir categoria de furacão ao passar pela ilha. Para ser considerado furacão a tempestade deve registrar ventos acima de 74 mph.

A previsão é de que atinja força de furacão de categoria 1 na madrugada de quinta-feira,30, com ventos de 75 mpg. No sábado o furacão deve passar para categoria 2, com ventos de 105 mph, e pode subir de categoria na noite de domingo (115 mph).

*Atualizada às 11ham

Na manhã desta quarta-feira, Dorian estava com ventos de 60 mph, seu centro a cerca de 100 quilômetros a sudeste de St. Croix, uma das Ilhas Virgens dos EUA, se deslocando para o noroeste a 22 quilômetros por hora, com ventos de 100 km/h, segundo boletim do Centro Nacional de Furacões.

O modelo da rota trouxe o centro da tempestade para a costa leste da Flórida, em algum lugar entre Jacksonville e West Palm Beach.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, alerta moradores das áreas para se prepararem. “Com base na trilha atual da tempestade tropical Dorian, todos os moradores da costa leste devem se preparar para os impactos, incluindo ventos fortes, chuvas fortes e inundações”, disse DeSantis. “Certifique-se de ter seus suprimentos prontos, ficar atentos às notícias e siga @FLSERT [Florida Division of Emergency Management] nas redes sociais para atualização da rota da tempestade”, alertou.

Porto Rico se prepara novamente

Os ventos da força da tempestade tropical se estendem a até 60 milhas do centro. Por isso, meteorologistas alertam que chuvas fortes (com precipitação de 4 a 6 polegadas, podendo chegar a dez em alguns lugares) podem causar deslizamentos de terra, inundações e quedas de energia no território norte-americano.

Há dois anos, Porto Rico foi atingido por dois furacões: o Maria e o Irma. Com a passagem do furacão Maria duas semanas depois do Irma, em 2017, a ilha ficou devastada e mais de 4,6 mil foram mortas.

Na terça-feira, 27, a governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, também afirmou que as preparações para a tempestade estavam mais de 90% concluídas: escolas foram fechadas mais cedo nesta quarta (28), servidores públicos foram dispensados e abrigos de emergência foram preparados para dezenas de milhares de pessoas. Vázquez também ordenou um congelamento de preços, para evitar o aumento exagerado no preço de combustível.

Saiba como se preparar e onde se abrigar

Em caso de previsão de chegada de furacão, as autoridades sempre orientam aos moradores para ficarem atentos quanto às medidas de proteção nas casas, bem como manter algum plano de emergência familiar em caso de evacuação. As cidades da Flórida mantêm abrigos e sempre avisam quando estarão abertos, bem como os que aceitam animais de estimação. Veja a lista de algunslocais.

O que fazer ANTES da chegada de um furacão:

⦁ Coloque protetores (plywood) nas janelas e portas (se possível, troque por próprios para furacões);
⦁ Recolha galhos de árvores e qualquer objeto solto em torno da casa ou empresa;
⦁ Coloque a temperatura da geladeira e do freezer para o máximo possível para que, em caso de falta de energia, os alimentos conservem gelados ou congelados por mais tempo;
⦁ Congele água em sacos plásticos e garrafas plásticas para consumo em caso de falta de energia;
⦁ Encha banheiras e baldes com água para usar nos banheiros e para lavar louça;
⦁ Faça planos para evacuar e mantenha toda a família ciente;
⦁ Tenha todos os telefones totalmente carregados e os use apenas para comunicação essencial;
⦁ Guarde documentos importantes como passaportes, seguro da casa e dinheiro em sacos plásticos e mantenha-os à vista;
⦁ Móveis de quintais como cadeiras e mesas podem ser guardados dentro da piscina com água e tampada;
⦁ Não estacione carros embaixo ou próximos a árvores.

O que fazer DURANTE a passagem de um furacão:

⦁ Mantenha a calma;
⦁ Não tente aparar galhos de árvores ou outra vegetação durante a tempestade;
⦁ Não mantenha velas acesas durante a noite;
⦁ Evite sujar louça, use descartáveis;
⦁ Não use geradores dentro de casa;
⦁ Não acenda churrasqueiras a carvão ou a gás dentro de casa ou mesmo na garagem;
⦁ Não fique com o motor do carro ligado ou ligue o motor em ambiente fechado;
⦁ Retire aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada.

O que fazer APÓS a passagem de um furacão

⦁ Aguarde liberação das autoridades para sair de casa e trafegar para outro lugar;
⦁ Não ande em local alagado, pode haver fios partidos e acontecer choque elétrico;
⦁ Não tente retirar galhos e materiais grandes em telhados, chame agentes da Federal Emergency Management Agency (FEMA) e aguarde.

Kit de Emergência

– Um galão de água por pessoa por dia;
– Comidas não perecíveis (enlatados) para no mínimo 72 horas;
– Abridor de lata manual;
– Rádio ou televisão portátil à pilha;
– Pilhas extras;
– Lanternas, velas, fósforos;
– Fogão pequeno à gás, fósforos e isqueiros;
– Protetor solar e repelente para insetos;
– Produtos de higiene;
– Utensílios descartáveis (ex: pratos, talheres, copos);
– Kit de primeiros socorros;
– Em caso de estar sob cuidados médicos, lembre-se de estocar medicamento extra;
– Medicamentos comuns e mais usados como analgésicos;
– Dinheiro (cash);
– Extintor de incêndio pequeno;
– Comida, água, medicamento (se necessário) e produtos de higiene para os animais de estimação;
– Fraldas e fórmulas para bebês para no mínimo uma semana;
– Mudas de roupa e cobertores.

Cuidado com geradores: evite exposição ao Monóxido de Carbono

O Departamento de Saúde da Flórida (DOH) sempre orienta aos moradores quanto ao perigo da exposição ao monóxido de carbono (CO) com geradores, aparelhos movidos a gás e grelhas e churrasqueiras a carvão ou a gás dentro de casa. Dentre as dicas essenciais, estão:

– Nunca use um gerador dentro de casa, ou em garagens, porões ou espaços extras fechados ou parcialmente fechados, mesmo que haja alguma ventilação. Abrir portas e janelas ou usar ventiladores não impedirá o CO de ficar dentro da casa e intoxicar pessoas;
– Sempre coloque o aparelho ao ar livre em uma superfície seca, longe de portas, janelas, aberturas e equipamentos de ar condicionado. Siga as instruções que vêm com o gerador;
– Não ligue o carro em espaço fechado, nem na garagem;
– Não acenda churrasqueiras a carvão ou a gás dentro de casa, garagem, veículo ou barraca.
Em caso de emergência por envenenamento, ligue para 1-800-222-1222. Se houver vítima desmaiada ou se não estiver respirando, ligue para o 911.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments