quinta-feira, março 28, 2024
HomeDestaquesComo eram as casas em BH nos primeiros 50 anos da cidade?...

Como eram as casas em BH nos primeiros 50 anos da cidade? Livro faz mapeamento inédito

Os detalhes arquitetônicos e os modos de morar nas residências nas primeiras cinco décadas da capital mineira é o tema de pesquisa, que resultou no livro Casa Nobre: significados dos modos de morar nas primeiras décadas de Belo Horizonte.

Com coordenação e concepção da professora Celina Borges Lemos, da Escola de Arquitetura da da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a publicação será lançada na próxima terça-feira (2 de abril), na Escola da Arquitetura da UFMG, a partir das 19h, e na Livraria Quixote, no dia 20, às 11h.

Interior de imóvel na Avenida Brasil (Pedro Sales/Divulgação)

Com o objetivo fazer um mapeamento de aspectos sociais, culturais e históricos da constituição de Belo Horizonte e sua arquitetura, o estudo enfatiza a chamada “Casa Nobre”. Trata-se de uma identificação de casa senhorial brasileira, muito presente na arquitetura da capital mineira, e revela indícios de como era a vida cotidiana nessas casas.

A publicação elabora uma narrativa sobre as características dessas arquiteturas, materiais adotados na construção dessas casas e os aspectos projetivos e estéticos de atribuem esses espaços uma idealização singular. O recorte temporal compreende o período da fundação da cidade, em 1897, até o ano de 1947.

Fachada de imóvel na Avenida João Pinheiro (Pedro Sales/Divulgação)

A pesquisa destaca arquitetos e arquiteturas que marcaram a história da nova capital de Minas Gerais e seu projeto urbanístico original; a arquitetura nobre, uma vez ocupada pelos primeiros dirigentes e membros respeitados da sociedade local, e alguns diálogos com a arquitetura moderna mineira e a intimidade dessas casas – que traduz os diversos modos de morar.

O estudo revela também os pormenores técnicos e recursos de infraestrutura doméstica incorporados nessas novas praticas do viver doméstico. Dessas configurações delineiam-se as representações, memórias, identidades que colaboram para delinear a cultura e o cotidiano da então, recém-fundada, Belo Horizonte.

Documentos, fotos e plantas originais

Para a concepção do “Casa Nobre”, foram reunidos diversos documentos, como fotos, desenhos e plantas originais, que foram selecionados e analisados pela equipe do projeto. Somado a esse extenso material, um registro fotográfico de 30 das residências pesquisadas enriquecem e sofisticam a narrativa histórica a partir de um recorte inicial de cerca de 200 residências identificadas.

Distribuição e venda

O livro Casa Nobre: significados dos modos de morar nas primeiras décadas de Belo Horizontetem inicialmente uma tiragem de mil exemplares. A publicação será distribuída gratuitamente no dia do lançamento na Escola de Arquitetura da UFMG, e uma parte será doada para bibliotecas públicas e universitárias dedicadas à temática do livro.

A publicação estará à venda na Livraria Quixote e também por meio do site da Editora Frente e Verso (https://www.frenteversobh.com.br/editora). Preço: R$ 40  

Serviço

Lançamento I do livro Casa Nobre: significados dos modos de morar nas primeiras décadas de Belo Horizonte

Quando? Terça-feira, 2 de abril, 19h 
Onde? Escola de Arquitetura daUFMG – Rua Paraíba, 697 – Savassi
Entrada gratuita

Lançamento II do livro Casa Nobre: significados dos modos de morar nas primeiras décadas de Belo Horizonte

Quando? 20/4, 11h
Onde? Livraria Quixote – Rua Fernandes Tourinho, 274 -Savassi
Entrada gratuita

Crédito das fotos: Pedro Sales – Divulgacão

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments