Alerta é mantido até domingo (28); sábado (27) deve ser o dia mais perigoso
Tornados deixaram um rastro de devastação nos estados norte-americanos de Nebraska e Iowa, ao passo que o alerta se mantém neste sábado (27) uma vez que tempestades geradoras de tornados representam um risco do Michigan ao Texas.
A área de Elkhorn em Omaha, Nebraska, é uma das comunidades mais atingidas depois que fortes tempestades atingiram partes das planícies e do sul no início da tarde de sexta-feira (26).
Um tornado destruiu casas, onde as equipes procuravam por pessoas presas nos escombros e feridos, anunciaram as autoridades locais na sexta-feira durante uma entrevista coletiva.
Enquanto isso, nas proximidades de Iowa, um grande tornado foi relatado na pequena cidade de Minden, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. Imagens obtidas pela CNN mostram a devastação de estruturas mutiladas e detritos generalizados.
A ameaça climática severa deverá continuar até domingo (28), sendo o sábado possivelmente o dia mais perigoso. Fortes tornados são possíveis de Nebraska ao Texas, incluindo Dallas, Austin, Oklahoma City, Tulsa, Kansas City e Wichita.
Um alerta de tornado está em vigor em partes do oeste de Oklahoma e noroeste do Texas até 13h de sábado, de acordo com o Storm Prediction Center.
O granizo pode atingir o tamanho de bolas de tênis, com tempestades com ventos de até 70 mph e a ameaça de tornado aumentando durante a manhã. O relógio inclui Altus, Oklahoma e Childress, Texas.