Após novo ataque, Trump avalia nova fase da operação no Caribe

Em discurso a Marinha americana, o presidente americano acrescentou que os EUA conduziram um novo ataque contra “barco de narcotráfico” no sábado (4)

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse neste domingo (5) que o tráfico de drogas terrestre deve ser o foco da próxima ofensiva militar no Caribe.

Em discurso a Marinha, o líder republicano disse que forças americanas atingiram outra embarcação que estaria supostamente transportando drogas na costa da Venezuela na noite de sábado (4).

Não ficou claro se ele se referia ao ataque anunciado na sexta-feira (3) pelo Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.

“Nas últimas semanas, a Marinha tem apoiado nossa missão de exterminar os terroristas do cartel… fizemos outra missão ontem à noite. Agora, simplesmente não conseguimos encontrar nenhum”, disse Trump.

“Eles não estão mais vindo por mar, então teremos que começar a procurar em terra, porque serão forçados a ir por terra.”

Ofensiva no Caribe

Hegseth publicou no X, na sexta-feira, que, por ordem do presidente Trump, ele autorizou o “ataque letal e cinético contra uma embarcação de narcotráfico afiliada a Organizações Terroristas Designadas na área de responsabilidade do USSOUTHCOM [Comando Sul dos Estados Unidos].”

Esse ataque marca, pelo menos, o quarto conhecido realizado pelos militares dos EUA no Caribe desde o início de setembro — todos eles tendo como alvo embarcações que, segundo o governo, são “afiliadas” a cartéis de drogas que os EUA designaram como organizações terroristas nos últimos meses.

O ataque ocorreu em águas internacionais, próximo à costa da Venezuela, escreveu Hegseth — uma ação que pode aumentar ainda mais as tensões entre os EUA e o regime venezuelano.

O líder da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou na terça-feira que está se preparando para declarar estado de emergência para proteger o país em caso de um ataque das forças armadas dos EUA.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here