Ataque noturno com mísseis e drones da Rússia deixa cinco mortos na Ucrânia

Moscou intensificou os ataques, especialmente contra a rede elétrica e instalações de produção de gás da Ucrânia nas últimas semanas

A Rússia lançou mísseis e drones contra a Ucrânia em um ataque massivo durante a noite, matando pelo menos cinco pessoas e danificando infraestruturas civis, incluindo instalações de energia, em várias regiões do país, segundo autoridades neste domingo (5).

Moscou intensificou os ataques, especialmente contra a rede elétrica e instalações de produção de gás da Ucrânia nas últimas semanas, à medida que se aproxima o quarto inverno da guerra e os esforços diplomáticos para encerrar o conflito continuam paralisados.

Quatro das vítimas do ataque noturno eram membros de uma mesma família, mortos quando o prédio residencial onde viviam, na região ocidental de Lviv, na fronteira com a Polônia, foi destruído, informaram promotores locais.

Um parque industrial na capital regional de Lviv também foi incendiado, e partes da cidade ficaram sem energia, segundo o prefeito Andriy Sadovyi, que pediu aos moradores, ainda na madrugada de domingo, que permanecessem em casa enquanto as autoridades combatiam vários focos de incêndio.

Ataque em Lviv é o maior da guerra, diz governador

Uma correspondente da Reuters ouviu explosões ecoando pelo céu escuro da manhã enquanto as defesas aéreas engajavam alvos vindos de várias direções.

O ataque a Lviv foi o maior da guerra na região, afirmou o governador Maksym Kozytskyi, acrescentando que foram usados 140 drones e 23 mísseis.

Na vila nos arredores de Lviv onde os membros da família foram mortos, equipes de resgate reviravam montes de escombros. Apenas a fundação do prédio onde viviam restou de pé.

Volodymyr Hutnyk, uma autoridade local, disse que outras 10 casas próximas foram danificadas além do reparo.

No sudeste da Ucrânia, em Zaporizhzhia, uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas em um ataque combinado que deixou mais de 73 mil clientes sem energia, informou o governador Ivan Fedorov.

O governador afirmou que, até o início da tarde, o serviço havia sido restabelecido para mais de 20 mil pessoas.

A infraestrutura civil também foi danificada nas regiões de Ivano-Frankivsk, Vinnytsia, Chernihiv, Kherson, Kharkiv e Odesa, disse a primeira-ministra Yulia Svyrydenko.

O Ministério de Energia da Ucrânia informou que instalações de energia foram danificadas em Zaporizhzhia e na região norte de Chernihiv. A empresa estatal ucraniana de gás e petróleo, Naftogaz, afirmou que a Rússia atacou e danificou a infraestrutura de gás, mas não forneceu detalhes.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou neste domingo que suas forças atingiram instalações militares-industriais ucranianas, bem como infraestrutura de gás e energia durante a noite.

Leia Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here