quarta-feira, abril 17, 2024
HomeBrasilVento vai 'turbinar' calor e deixar termômetros acima de 40 graus no...

Vento vai ‘turbinar’ calor e deixar termômetros acima de 40 graus no Rio e em São Paulo; depois, temperaturas caem

Combinação de rajadas fortes com massa de calor funcionará como um jato, segundo Metsul; A partir de domingo, temperaturas devem cair

Além da atual onda de calor, a oitava do ano no país, os ventos fortes em baixos níveis da atmosfera vão “turbinar” as temperaturas, que ficarão ainda mais altas neste sábado (18), segundo a MetSul Meteorologia. Os termômetros devem marcar mais de 40 graus no Paraná, São Paulo, Rio e Minas. Já no domingo, o tempo deve virar, com tempestades e queda de temperatura em São Paulo e chuva no Rio.

A combinação de fenômenos desse sábado se dá a partir de uma massa de ar extremamente quente interagindo com o vento forte, que funcionará como um “jato”. Nem o Sul do país vai escapar, com muito calor na costa do Paraná, à leste da Serra do Mar, e no Nordeste catarinense, como no Vale do Itajaí.

No interior de São Paulo, em especial nas cidades próximas a Mato Grosso, a temperatura também pode passar dos 40 graus. Mas o sábado será ainda mais quente no litoral. No Rio, os termômetros podem ficar perto dos 40 graus até na Região Serrana.

.

Calor recorde no Rio e Goiânia

Na quinta, a cidade do Rio de Janeiro bateu o recorde do ano, com 40,6 graus registrados na estação de Marambaia. Goiânia também confirmou a expectativa que havia de superar a maior marca de 2023: termômetros chegaram a 39,7 graus — quatro décimos acima do registrado em setembro.

Mas o pior ainda está por vir, dizem os cientistas: haverá agravamento dos extremos climáticos no Brasil à medida que o El Niño avança para o pico de sua atividade, em dezembro. Os especialistas preveem que a seca na Amazônia se aprofundará, além de haver mais calor no Centro-Oeste e Sudeste e fortes chuvas no Sul. Preocupa a situação do Nordeste, já que a estiagem severa é dada como certa na região no início de 2024.

O alerta foi dado nesta quinta-feira no evento “Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024: impactos observados e esperados no Brasil”, que reuniu na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio, alguns dos maiores climatologistas do país.

— A situação está perigosa. A chuva já deveria ter começado na Amazônia Central, mas veio muito fraca. Teremos o prolongamento e acentuação da seca no Norte. Também no Nordeste, já há sinais de que a chuva vai atrasar, e haverá seca. Estamos avisando há meses, o cenário só piora. Os governos já deveriam estar preparados — salientou José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Queda na temperatura

A previsão é de que a partir da segunda-feira (20) a temperatura caia cerca de 10ºC em ao menos cinco capitais. De acordo com informações do Inmet, São Paulo (SP)Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS) terão mudança de tempo, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Nesta semana, o estado de São Paulo amanheceu na terça-feira com as maiores temperaturas do Brasil. A capital paulista atingiu a marca de 37,8ºC, quase um recorde histórico. No entanto, a partir de domingo a temperatura cai e a previsão fica em 26°C. Na segunda-feira, o calor diminui ainda mais, ficando entre 23°C e 19ºC, com chances de pancadas de chuva isoladas.

A cidade do Rio de Janeiro segue a mesma tendência. Os 41ºC registrados nesta sexta-feira (17) devem cair para 28°C na segunda. O início da semana carioca será de céu encoberto com chuva. Belo Horizonte (MG) também começa a próxima semana com máxima de 28°C e mínima de 20ºC. A previsão é de dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

Curitiba (PR) e Campo Grande (MS) devem registrar uma queda na temperatura de 11ºC e 10ºC, respectivamente. Assim como nas capitais do Sudeste, o tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments