domingo, abril 28, 2024
HomeTecnologiaQuem é a albanesa Mira Murati, nova CEO da OpenAI, empresa dona...

Quem é a albanesa Mira Murati, nova CEO da OpenAI, empresa dona do ChatGPT

Ela assume posição interinamente, após saída de Sam Altman do cargo, dispensado por conselho

O conselho da OpenAI, empresa de inteligência artificial dona do ChatGPT, decidiu dispensar o seu atual CEO Sam Altman, nesta sexta-feira. O cargo será agora ocupado pela diretora de tecnologia da companhia, Mira Murati.

Nascida na Albânia em 1986, Murati cresceu em São Francisco, na Califórnia, após seus pais mudarem para os Estados Unidos. Formada em Engenharia Mecânica na Universidade de Darthmouth, ela começou a carreira no Goldman Sachs, antes de passar pela Tesla, do bilionário de origem sul-africana Elon Musk.

Murati, que ingressou na OpenAI em 2018, desempenhou um papel fundamental no gerenciamento de alguns dos produtos mais conhecidos da OpenAI, incluindo ChatGPT e o gerador de imagens Dall-E. Ela foi nomeada diretora de tecnologia no ano passado. “Dado seu longo mandato e seu envolvimento próximo com todos os aspectos da empresa, incluindo sua experiência em governança e política de IA, o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função e antecipa uma transição perfeita enquanto conduz uma busca formal por um CEO permanente. ”, disse a empresa em seu comunicado.

“A saída do Sr. Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”, disse a empresa por meio de nota.

Sam Altman fez uma publicação nas redes sociais comentando sua saída da empresa. “Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, para o mundo um pouco. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas. Terei mais a dizer sobre o que vem a seguir mais tarde”, publicou ele no X, antigo Twitter.

A apresentação do ChatGPT pela OpenAI ao mundo transformou Altman, de 38 anos, em uma celebridade instantânea, conquistando uma audiência com líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.

Como CEO, Altman transformou a OpenAI na empresa de IA mais importante do mundo. Recentemente, a empresa estava em negociações para vender ações de funcionários a investidores com uma avaliação de US$ 86 bilhões.

O ChatGPT e o gerador de imagens da OpenAI, Dall-E, trouxeram a IA generativa para o mainstream. Ambas as ferramentas utilizam uma tecnologia que treina em grandes quantidades de dados digitais e pode produzir conteúdo semelhante ao humano, como imagens, texto e código, quando solicitado.

A IA generativa é uma tecnologia que treina em vastas áreas de dados digitais e pode produzir conteúdo semelhante ao humano, como imagens, texto e código, quando solicitado.

Fundada em 2015, a empresa lançou o ChatGPT há cerca de um ano, desencadeando um grande interesse no setor. Cerca de 100 milhões de pessoas usam o serviço todas as semanas, anunciou a empresa em novembro. Mais de 90% das empresas Fortune 500 estão construindo ferramentas na plataforma da OpenAI.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments