quarta-feira, abril 17, 2024
HomemundoVoo com brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza chega ao Brasil;...

Voo com brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza chega ao Brasil; ACOMPANHE

Grupo com 32 pessoas deixou Faixa de Gaza no domingo (12), após mais de um mês de guerra. Número de mortos no conflito subiu para 12.882 – 1.402 do lado israelense e 11.240 na Faixa de Gaza, segundo o governo do Hamas (os números não puderam ser verificados de forma independente).

Israel confirma morte de soldado feita refém pelo Hamas

O Exército de Israel confirmou nesta terça-feira (14) que uma soldado que havia sido feita refém pelo Hamas morreu na Faixa de Gaza.

Na segunda-feira (13), o Hamas divulgou um vídeo que mostra a soldado Noa Marciano viva e, na sequência, imagens de um corpo que o grupo terrorista afirma ser da militar israelense.

O Hamas disse que Marciano foi morta por um ataque de Israel no território palestino. Israel não confirmou a versão.

O governo israelense disse também já ter informado a família da militar.

Há 42 minutos

ONU diz que 102 funcionários morreram em Gaza, recorde na história organização em período similar

Já são 102 os funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) mortos na Faixa de Gaza desde o início dos conflitos entre Israel e o Hamas, afirmou nesta terça-feira (14) a ONU.

Os funcionários trabalhavam para a agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), segundo a organização.

“Este é o maior número de funcionários da ONU mortos em um conflito na história das Nações Unidas”, disse a UNRWA em comunicado.

No mesmo comunicado, a UNRWA afirmou ainda que uma escola sua e um prédio residencial para funcionários da agência em Rafah, a cidade fronteiriça entre Gaza e o Egito, foram atingidas por bombardeios.

Há 1 hora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Israel ataca 200 alvos terroristas

As Forças de Defesa de Israel atacaram 200 alvos terroristas nas últimas 24 horas. Os militares bombardearam locais de produção de armas, lançadores de mísseis antitanque e centros de comando operacional do Hamas.

As tropas também conseguiram identificar um túnel dentro de uma mesquita, que acabou sendo alvo de um bombardeio por caças e helicópteros das forças israelenses.

Um acampamento militar usado pelas forças navais do Hamas para treino e armazenamento de armas também foi alvo de um ataque israelense.

‘Israel também está cometendo vários atos de terrorismo’, diz Lula

Ao receber o grupo de repatriados da Faixa de Gaza, na noite de segunda-feira (13), o presidente Lula condenou a violência durante o conflito e criticou a atuação do Exército de Israel.

“Aos 78 anos de idade, eu já vi muita brutalidade, muita violência, eu já vi muita irracionalidade, mas eu nunca vi uma violência tão bruta, tão desumana contra inocentes”, disse.

“Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças, ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra.”

‘Achei que iria morrer’, diz jovem brasileira repatriada da Faixa de Gaza

A jovem Shahed al-Banna, uma das 32 pessoas repatriadas da Faixa de Gaza firmou que chegou a acreditar que não conseguiria deixar o território palestino após o início da guerra entre Israel e o Hamas.

Shahed discursou ao lado do presidente Lula (PT) após o desembarque do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Brasília, na segunda-feira (13). Leia a reportagem.

“Eu, até agora, não estou conseguindo acreditar que estou viva ainda. Achei que iria morrer. Estou emocionada de estar aqui.”

Grupo resgatado chega a Brasília

O avião com o grupo de 32 brasileiros e parentes resgatados da Faixa de Gaza pousou na Base Aérea de Brasília às 23h24, desta segunda-feira (13). Os brasileiros e palestinos foram recebidos pelo presidente Lula e outras autoridades.

O ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, informou que entre os passageiros há duas crianças, que serão levadas de ambulância direto para o hospital, pois estão com quadro de desnutrição. Leia mais.

Israel envia incubadoras para hospital em Gaza

Israel anunciou que está enviando incubadoras para ajudar no tratamento de crianças prematuras em um hospital em Gaza. As Forças de Defesa de Israel afirmaram que os esforços fazem parte do compromisso que o país tem em diferenciar civis de terroristas do Hamas.

Uma ligação telefônica com o pedido de ajuda aponta que Israel está enviando 37 incubadoras e quatro respiradores para o hospital de Shifa. O governo de Israel também divulgou imagens que mostram uma militar levando os equipamentos.

Avião da FAB pousa no Recife

O avião da FAB com 32 pessoas resgatadas da Faixa de Gaza pousou na noite desta segunda-feira (13), no Recife. A aeronave repatriou um grupo de brasileiros e parentes palestinos.

O pouso será apenas uma parada técnica para abastecimento. O avião deve decolar ainda na noite desta segunda, com destino a Brasília. Leia mais detalhes.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments