quarta-feira, abril 17, 2024
HomemundoTrump confirma favoritismo e vence “caucus” de Iowa por larga margem

Trump confirma favoritismo e vence “caucus” de Iowa por larga margem

Resultados preliminares deram ao ex-presidente uma vantagem de 30 pontos sobre adversários diretos para a nomeação pelo Partido Republicano

A corrida pela Casa Branca começou oficialmente na noite desta segunda-feira (15), com o “caucus” de Iowa do Partido republicano. Como esperado, o grande vencedor foi o ex-presidente Donald Trump. Segundo levantamento da Edison Research, ele obteve 51% dos votos, com uma margem que superou em 12,8 pontos o recorde local estabelecido por Bob Dole em 1988.

Se adversários mais diretos, o governador da Flórida, Ron De Santis, e a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley apareceram em longínquos 2º e 3º lugares com 21% e 19%, respectivamente.

O empresário Vivek Ramaswamy, que se apresentava como uma alternativa mais jovem, porém ainda mais radical que Trump, ficou com apenas 8% dos votos e abandonou a disputa pela nomeação do partido, declarando “apoio total” ao ex-presidente.

A disputa ontem teve uma presença menor nas assembleias de moradores locais, com uma estimativa de pouco mais de 110 mil pessoas, ante quase 200 mil nos “caucus” anteriores, por conta da onda de frio que trouxe temperaturas de até 30 graus negativos nos últimos dias.

Sobre os próximos passos da campanha, espera-se um resultado melhor de Halley nas primárias de New Hampshire na semana que vem, mas ainda longe de representar algum risco para Trump. Em retrospecto, analistas lembram que, em 2000, George W Bush venceu em Iowa, caiu em New Hampshire e depois recuperou-se na Carolina do Sul.

E exatamente na Carolina do Sul, “casa” de Halley, o ex-presidente está liderando as pesquisa com 30 pontos à frente da concorrente.  Na sequência, virão outros estados com forte tendência conservadora, o que favorece Trump.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments