sábado, abril 27, 2024
HomeBrasilSem provas, Lula diz que Lava Jato foi "mancomunação" de juízes com...

Sem provas, Lula diz que Lava Jato foi “mancomunação” de juízes com os EUA

Presidente deu a declaração durante visita à refinaria Abreu e Lima, obra paralisada em 2015 após investigações da força-tarefa de Curitiba

O presidente Lula (PT) usou sua visita à refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, nesta quinta-feira, 18, para fazer ilações sobre a operação Lava Jato e criticar o departamento de justiça dos Estados Unidos da América. A obra foi iniciada pelo petista ainda em seu primeiro mandato, em 2005, mas foi paralisada em 2015 após investigações da força-tarefa de Curitiba.

“Na verdade não era conta Petrobras, porque se você quisesse de fato apurar corrupção, você apura a corrupção. A história ainda vai ser contada. Mas eu vou dizer uma coisa como presidente da República, tudo o que aconteceu neste país foi uma mancomunação entre alguns juízes, alguns procuradores desse país subordinados ao departamento de Justiça dos Estados Unidos que queria e nunca aceitaram o Brasil ter uma empresa como a Petrobras”, disse Lula.

A construção da refinaria foi marcada por escândalos de corrupção e foi um dos símbolos da Lava Jato. Na época, as investigações indicaram problemas relacionados aos contratos e possíveis desvios de recursos da obra. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a apontar superfaturamento de pelo menos R$ 2,1 bilhões durante as obras do projeto.

Localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, a 45 km de Recife, em Pernambuco, a refinaria começou suas operações em 2014 e é a unidade que apresenta a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel.

A visita do petista ao local marca a volta dos investimentos da Petrobras ao espaço. Até 2028, a estatal pretende investir US$ 17 bilhões na ampliação da capacidade de produção de combustíveis.

“Você não tem noção da alegria que eu estou de estar aqui e vestindo essa camisa cor de abóbora. Eu nem deveria estar contando essas coisas aqui, porque já se passou muito tempo, o povo já me colocou de volta na presidência e as pessoas que me acusaram estão apodrecendo, porque sabe que mentiram e sabem que o inferno os aguarda por tanta mentira que eles contaram”, completou Lula.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, comemorou a retomada das obras. “Essa é a refinaria da volta por cima, do grau máximo de resistência e resiliência”, afirmou.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments