sábado, abril 27, 2024
HomemundoEUA esperarão até abril, quando vencem licenças de petróleo, para decidir sobre...

EUA esperarão até abril, quando vencem licenças de petróleo, para decidir sobre Venezuela

Os Estados Unidos esperarão até abril, quando as licenças de petróleo e gás expiram, para tomar uma decisão sobre a reimposição ou não de sanções contra a Venezuela.

“Essa decisão dependerá do que o presidente [ditador] venezuelano, Nicolás Maduro, fizer até lá para cumprir seu compromisso de realizar eleições livres e justas este ano”, disse o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (14).

“As licenças que concedemos para o alívio das sanções expiram em abril. Nesse momento, veremos em que pé estamos com relação ao regime de Maduro e se ele está cumprindo seus compromissos, e então tomaremos nossas decisões sobre como proceder a partir daí”, disse Sullivan.

No final do ano passado, a ditadura de Maduro fez acordos com os EUA e a oposição venezuelana para realizar eleições “livres e justas” neste ano.

O governo presidido por Joe Biden incentivou Maduro a tomar essas medidas ao suspender as sanções impostas ao setor de petróleo e gás, mas, na ausência de progresso, voltou a impor no final de janeiro sanções ao setor do ouro e avisou que, se a situação não melhorar, deixará as licenças de petróleo e gás da Venezuela expirarem em 18 de abril.

O regime de Caracas proibiu a líder opositora María Corina Machado de participar das eleições e, nas últimas semanas, prendeu políticos e ativistas com base em um suposto “complô” para derrubar Maduro.

Entre os ativistas presos está Rocío San Miguel, uma especialista militar que foi detida pelas forças de segurança venezuelanas em 9 de fevereiro quando tentava embarcar em um voo de Caracas para Miami com sua filha.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments