Levantamento monitorou nome do presidente americano após ataque ao Irã
Um levantamento obtido pela CNN aponta que o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocupa as primeiras posições nas citações feitas nas redes sociais nas últimas 24 horas.
A pesquisa promovida pela Nexus, empresa de análise de dados, mostra que Trump foi a quinta palavra mais citada no X, com 48 milhões de menções globais.
Na sequência, aparecem menções ao Estreito de Ormuz, na vigésima terceira posição, e à China, que ficou na vigésima quarta.
No Instagram e no Facebook, uma amostra de 39 mil publicações revela que o conflito entre Israel e Irã protagoniza debates em perfis de diferentes nichos, com destaque para a grande imprensa, a mídia independente, políticos e páginas do entretenimento.
No Google Trends, o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, ocupou a vigésima quinta posição das buscas no Brasil nas últimas 24 horas.
Entenda
No sábado (21), Trump anunciou que os Estados Unidos entraram no conflito entre Israel e Irã após atacar três instalações nucleares iranianas.
Na ocasião, o republicano classificou os ataques como uma “ação defensiva” para proteger os EUA e seus aliados.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou no domingo (22) que os Estados Unidos “cruzaram uma linha vermelha muito grande” ao atacarem o país.
Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou Donald Trump e disse que a ação americana “mudará a história” e representa um avanço rumo à paz por meio da força.
Também no domingo, o Ministério das Relações Exteriores brasileiros publicou uma nota na qual “condena com veemência” ataques promovidos pelos Estados Unidos e por Israel a instalações nucleares do Irã.