Mudança de tática da Rússia coloca pressão sem precedentes sobre sistema de energia da Ucrânia

Ucrânia estima danos bilionários à rede energética do país

Kateryna Serzhan diz que a única maneira de sobreviver à rotina de apagões da Ucrânia é “ter sempre um plano B”.

Aos 35 anos, ela teve de revisar o modo de vida com a filha de 3 anos, Varia, em seu apartamento localizado em Kiev.

Elas saem para brincar na rua, e quando voltam, o caminho é composto por 15 lances de escadas carregando a criança, agora com 17 kg. A mãe e a filha preferem ficar em casa e brincar com uma bola em vez de sair para andar de bicicleta nesses dias, diz Kateryna.

Sem energia, não há água, então ela tem que programar os banhos da filha com base nos apagões. Mas às vezes eles ocorrem fora dos horários programados.

Desejando garantir refeições quentes todos os dias para uma criança que nem sempre as come, ela agora tem um fogão a gás na cozinha e uma pequena bateria para alimentar o micro-ondas.

A resiliência de Serzhan mascara o aprofundamento da crise na Ucrânia. Estes não são os primeiros apagões contínuos desde a invasão da Rússia, mas são os primeiros a acontecer na primavera e no início do verão – tradicionalmente os meses com menor procura de eletricidade antes do início da época de ar condicionado –, apontando a profundidade do problema de abastecimento.

Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (20), a Ucrânia sofreu o sétimo ataque massivo russo às suas instalações energéticas desde 22 de março deste ano.

A Ukrenergo, operadora estatal da rede, relatou danos em quatro regiões. Sete trabalhadores da energia ficaram feridos e os cortes de energia previamente programados foram prolongados.

Neste sábado (21), ataques de mísseis russos atingiram várias instalações energéticas ucranianas, deixando milhares de pessoas sem energia, disseram autoridades.

Na região de Zaporizhzhia, dois engenheiros de energia ficaram feridos e a instalação de energia foi danificada durante a noite, segundo Ivan Fedorov, chefe da administração militar regional de Zaporizhzhia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here