quinta-feira, março 28, 2024
HomeInternacionalEstudantes de Goiás ganham torneio de robótica nos EUA com invenção de...

Estudantes de Goiás ganham torneio de robótica nos EUA com invenção de chiclete de pimenta

Com a invenção de um chiclete de pimenta, estudantes de Goiânia conquistaram o primeiro lugar em um torneio de robótica realizado na Universidade da Nasa, em West Virginia, nos Estados Unidos. O grupo de Goiás superou 70 equipes de 12 países que estavam concorrendo ao Champion’s Award, o maior prêmio da competição.

Os alunos têm entre 15 e 17 anos. Eles estudam do Serviço Social da Indústria (SESI) Vila Canaã e foram premiados pelo “chiliclete”, uma goma de mascar desenvolvida com componentes da pimenta para auxiliar astronautas a sentirem o sabor dos alimentos.

Segundo os alunos, a falta de sensibilidade no nariz dos astronautas é ocasionada pela falta de gravidade no espaço, o que faz com que o sangue do corpo se concentre na cabeça e no peito. Com isso, a sensibilidade do nariz é afetada, fazendo com que os astronautas parem de sentir cheiros e sabores.

O grupo vencedor, formado por sete estudantes, desenvolveu a pesquisa durante sete meses. Em março, eles apresentaram o “chiliclete” na edição nacional do Torneio de Robótica, no Rio de Janeiro, e foram selecionados para a etapa internacional.

De acordo com o professor Flamarion Gonçalves Moreira, ténico da equipe vencedora, apesar de todos os esforços realizados pelo grupo, o resultado alcançado surpreendeu os goianos.

“A gente fica sem acreditar, porque uma competição desse nível, com tantas equipes muito boas, todas se esforçando… A gente chegar aqui com todo esse diferencial de entusiasmo, seriedade e foco, para nós foi maravilhoso. Só temos que agradecer”, afirmou.

Estudantes desenvolvem chiclete de pimenta em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Estudantes desenvolvem chiclete de pimenta em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments